top of page

A linguagem do inconsciente

  • 14 de mai.
  • 1 min de leitura

No tratamento psicanalítico não se busca calar o sintoma, pelo contrário, queremos mais é que o sintoma “fale”, se expresse.


É preciso saber escutar o sintoma, conhecer a estrutura de linguagem através da qual ele se manifesta, que é a linguagem do inconsciente.


Com substituições e deslocamentos, metáforas e metonímias, a mensagem veiculada pelo sintoma é o que podemos chamar – usando um termo atual – de “mensagem criptografada”;


A partir do momento em que o sintoma começa a ser escutado - e decifrado - é como se ele não precisasse mais “gritar”; sua intensidade diminui, proporcionando alívio no sofrimento do analisante*.


*quem faz análise



 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags

2026© - Arthur Figer

Todos os direitos reservados.

bottom of page