A linguagem do inconsciente
- 14 de mai.
- 1 min de leitura

No tratamento psicanalítico não se busca calar o sintoma, pelo contrário, queremos mais é que o sintoma “fale”, se expresse.
É preciso saber escutar o sintoma, conhecer a estrutura de linguagem através da qual ele se manifesta, que é a linguagem do inconsciente.
Com substituições e deslocamentos, metáforas e metonímias, a mensagem veiculada pelo sintoma é o que podemos chamar – usando um termo atual – de “mensagem criptografada”;
A partir do momento em que o sintoma começa a ser escutado - e decifrado - é como se ele não precisasse mais “gritar”; sua intensidade diminui, proporcionando alívio no sofrimento do analisante*.
*quem faz análise























Comentários