Please reload

Siga

June 15, 2020

Freud reconhece que há algo para “além do prazer”, que seria exatamente aquilo que nomeou de pulsão de morte, tendo a compulsão à repetição como uma de suas principais expressões para a construção do conceito de gozo por Lacan.

Temos observado na atualidade um tipo de e...

October 26, 2016

O fenômeno da resistência na teoria e clínica psicanalíticas é marcado por diferentes conceitos e interpretações, muitas vezes ambíguos e contraditórios. Ao mesmo tempo em que encobre, a resistência também revela; da mesma forma que pode obstruir e destruir um tratamen...

October 26, 2016

Ao formular que o campo psicanalítico é fundado na fala e na linguagem, e que o inconsciente se constitui na e pela linguagem, o psicanalista francês Jacques Lacan sublinha o registro simbólico como aquele dominante no psiquismo e fundante do sujeito do desejo.

O que i...

October 25, 2016

O conceito de angústia vem sendo revisto e modificado ao longo do tempo, principalmente por Freud e Lacan. Hoje, apresenta-se nos consultórios médicos e psicoterápicos, com assustadora frequência, sob o rótulo de “pânico”

Atualmente, multiplicam-se nos consultórios médi...

October 25, 2016

Os sintomas contemporâneos possuem uma marca em comum: a marca do excesso. O que se apresenta na atualidade é um tipo de sofrimento que está relacionado não mais à repressão, à falta, mas sim ao excesso, à “falta de falta”.

O que temos visto, hoje em dia, é um tipo de s...

October 25, 2016

O relacionamento sexual é fonte de satisfação e realização e deve, tanto quanto possível, se estender por toda a vida. Há um número cada vez maior de pessoas que chegam à velhice motivadas a manter uma vida sexual ativa e apresentando boas condições físicas e psicológi...

August 5, 2016

“Como atingir o ponto nevrálgico das nossas dores sem o bisturi certeiro da palavra? É através dela que a gente se cura”.

Clique para ler o Artigo: A Palavra_M_Medeiros

August 5, 2016

Uma experiência liderada pelo psiquiatra Eric Kandel, que ganhou o prêmio Nobel de Medicina (…), mostra como o inconsciente pode funcionar como amplificador das emoções.

Leia a matéria completa no site da Superinteressante.

July 25, 2016

Falemos do pai. É pela intervenção do pai, ou da função paterna, sendo mais específico, que a criança é arrancada do mundo imaginário da completude infantil, a saber, completude mãe-bebê, possibilitando assim sua entrada no universo simbólico da falta, da linguagem e d...

Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

October 26, 2016

Please reload

Posts Recentes
Procurar por tags
Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Arquivo
Please reload

(21) 2262-2244 / (21) 98723-0404

 

2016 © - Arthur Figer

Todos os Direitos Reservados